Finanças pessoais

Como comprar carros penhorados pelas finanças? Saiba se vale a pena

Como comprar carros penhorados pelas finanças Saiba se vale a pena

A Autoridade Tributária e Aduaneira possui diversos bens que foram penhorados, entre eles imóveis e automóveis. Se você deseja comprar um veículo com preços menores do que encontra usualmente, optar por carros penhorados pelas finanças pode ser uma boa alternativa para isso. Para isso, são necessários alguns cuidados como uma boa pesquisa, avaliação do carro e você não pode ter incumprimentos ou dívidas. Saiba mais sobre a compra de carros penhorados pelas finanças no artigo de hoje!

Comece pesquisando por carros penhorados pelas finanças

Para comprar carros penhorados pelas finanças, o primeiro passo é pesquisar e verificar as opções disponíveis para encontrar a opção que mais se enquadra nos seus gostos, necessidades e disponibilidade financeira. Há diversas formas de fazer essa consulta. A primeira delas é acessar o Portal das Finanças.

No site, a Autoridade Tributária e Aduaneira efetua as vendas dos veículos penhorados pelas finanças através de leilões e dispõe de uma página específica para isso, onde você pode efetuar a pesquisa por tipo de leilão, localização, intervalo de valores e data na qual o leilão irá decorrer.

Também é possível encontrar carros penhorados à venda em bancos. Isso acontece porque quando os clientes deixam de cumprir com suas dívidas, o banco tem direito à reserva de propriedade do automóvel, o que geralmente é definido em contrato. Assim, alguns bancos disponibilizam em seus sites, os carros penhorados disponíveis, entre outros bens.

Você pode ainda encontrar carros penhorados pelas finanças à venda, na Câmara dos Solicitadores ou na plataforma e-leilões.pt, que foram desenvolvidos pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

Funcionamento do processo de venda de carros penhorados pelas finanças

Os carros penhorados pelas finanças podem ser vendidos de três formas: 

Por leilão

Esse é o método mais transparente de compra e venda de veículos penhorados. Isso porque o valor da licitação é público e existe uma data e hora de conhecimento público para o leilão. Todas as ofertas de compra devem ser de um montante igual ou superior ao valor de venda inicial fixado.

No leilão de carros penhorados pelas finanças, você sabe exatamente quem são as pessoas que estão realizando as ofertas e quanto elas estão ofertando. Esse tipo de venda é realizado pelas próprias Finanças, dessa forma para apresentar uma licitação é só aceder à sua área pessoal do Portal das Finanças ou entregá-la pessoalmente em um balcão da entidade.

Carta fechada

A venda de carros penhorados pelas finanças por carta fechada é realizada por meio da entrega de uma proposta com o valor oferecido pelo veículo. No dia da venda, é feita a leitura de todas as licitações, vencendo a melhor oferta. Ao contrário do leilão, as ofertas não são conhecidas pelo restante dos licitadores.

Negociação privada

A venda de carros penhorados pelas finanças por meio de negociação privada é feita mediante a um acordo entre as partes (exequente e executado), através de uma proposta em que é definido um comprador ou um preço, podendo apenas ser efetuada por mediadores autorizados para vender e comprar bens. Quando não existe um acordo entre as partes, o processo de compra e venda dá-se através de leilão.

Pagamento de carros penhorados pelas finanças

Se você efetuou uma licitação e ela foi a vencedora, lhe serão enviados os dados referentes ao pagamento, o qual terá de efetuar obrigatoriamente. Ele pode ser feito faseadamente, no entanto o valor inicial não pode ser inferior a um terço do valor total da venda e deve de ser efetuado num prazo máximo de 30 dias.

Caso ganhe o leilão de carros penhorados pelas finanças, terá 15 dias para efetuar o pagamento na totalidade. Nas aquisições de valor superior a 51 mil euros (500 unidades de conta), mediante a entrega e aceitação de um requerimento, poderá entregar apenas um terço do valor, e depositar o restante num prazo máximo de oito meses. 

Cuidados na compra de carros penhorados pelas finanças

Ao comprar um carro penhorado pelas finanças, é fundamental ter atenção a alguns pontos:

  • Analise bem as ofertas de carros penhorados pelas finanças existentes no mercado para poder comparar e efetuar a escolha mais vantajosa;
  • Certifique-se de que o veículo está mesmo penhorado, consultando o seu processo e pedindo informações sobre a matrícula do automóvel e as certidões que comprovam a situação judicial do mesmo;
  • Confirme por qual entidade o carro em questão foi penhorado;
  • Verifique as condições de conservação do carro penhorado pelas finanças.