Dívidas

Saiba como limpar o nome do Banco de Portugal

Saiba como limpar o nome do Banco de Portugal

Se você descobriu que seu nome está na lista do Banco de Portugal, não se assuste logo de início, pois isso não é necessariamente algo ruim. A Central de Responsabilidade de Crédito (CRC) reúne todo o tipo de informação, seja esta negativa ou positiva, de créditos contraídos junto do sistema financeiro, quer estejam em incumprimento ou não. Dessa forma, seu nome pode estar lá, mesmo sem dever nada. Mas caso você realmente esteja devendo alguma instituição financeira, hoje vamos te explicar como limpar o nome do Banco de Portugal e regularizar a sua situação. Continue lendo!

Como sei se meu nome consta na lista negra do Banco de Portugal?

Há diferentes formas de checar a sua situação no Banco de Portugal, online ou em pessoa. As opções são as seguintes:

  1. Fazê-lo online, indo a Particulares / Central de Responsabilidades de Crédito;
  2. Fazer um pedido por escrito ao Banco de Portugal;
  3. Dirigir-se pessoalmente a um dos postos de atendimento da instituição.

Assim, você consegue conferir diversas informações sobre o caso em questão: a natureza do crédito, os prazos, os montantes, as garantias que existem e, claro, se o mesmo está ou não em incumprimento. E essas são as mesmas informações que as empresas e instituições financeiras também conseguem visualizar. Caso suas dívidas estejam em incumprimento, é preciso regularizar essa situação o mais rápido possível e limpar o nome do Banco de Portugal.

Como fazer para tirar seu nome da lista negra do Banco de Portugal

O seu nome fica “sujo” ou entra para a lista negra do Banco de Portugal quando você está em incumprimento com as suas dívidas, e é aí que você pode começar a enfrentar dificuldades a respeito da sua vida financeira, como a proibição da concessão de novos créditos e é aí que importa limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal.  Para isso, você tem três alternativas:

1) Pagar a sua dívida

Esta é a melhor saída para limpar o nome do Banco de Portugal. O seu nome deixará a lista negra a partir do momento em que paga as dívidas que tem em incumprimento. A instituição credora a qual está em dívida passa a informação ao Banco de Portugal e este trata de atualizar a situação, assim o seu nome fica limpo de novo.

2) Renegociar a sua dívida

É importante lembrar que enquanto estiver na lista negra do Banco de Portugal, vai ter o acesso vedado a qualquer tipo de crédito (cartões de crédito incluídos). Assim, uma opção para conseguir saldar a sua dívida, caso você não possa pagar por completo ou de uma só vez, é renegociar a mesma com a instituição de crédito. Os termos de pagamento podem ser acordados de uma nova forma, com a possibilidade de colocar novas garantias de pagamento, como um fiador, por exemplo.

Com a renegociação, a sua dívida será categorizada como crédito renegociado, na comunicação da entidade de crédito ao Banco de Portugal, assim seu nome fica limpo novamente.

3) Pedido de insolvência

Pode sempre formalizar um pedido de insolvência para limpar o nome do Banco de Portugal, mas esta é a opção menos aconselhável. Entre outras coisas, a pessoa insolvente passa a constar na base de dados de risco de crédito do Banco de Portugal e, durante um período de cinco anos, o Registo Civil passa a ter essa informação. Além disso, pode trazer-lhe diversas desvantagens, como por exemplo:

  • Publicação da declaração de insolvência em Diário da República;
  • Insolvência afixada por edital no local de trabalho do insolvente e no tribunal;
  • O insolvente passa a constar da base de dados de riscos de crédito do Banco de Portugal e durante 5 anos;
  • Dever de permanecer na residência estipulada na sentença de insolvência até ao fim do processo;
  • Obrigação de possuir um emprego remunerado;
  • Não ocultar rendimentos;
  • Criação de um plano de pagamento de dívidas pelo Tribunal, para cumprir meticulosamente durante 5 anos.
  •  Os rendimentos deste período devem ser doados ao administrador da insolvência que restituirá o dinheiro aos respectivos fiadores. O montante a entregar é decidido pelo Tribunal, salvaguardando um valor mínimo para o sustento do insolvente, do seu agregado familiar e do exercício da sua profissão.

Assim deu para perceber porque é que pedir insolvência é sem dúvida o último recurso a que deve recorrer para limpar o nome do Banco de Portugal.