Dívidas

Securitização de dívidas: tudo que você precisa saber

Securitização de dívidas: tudo que você precisa saber

A securitização de dívidas é uma fonte de captação de recursos para empresas, baseada na conversão de valores a receber em títulos que podem ser negociados no mercado. Diferentemente de uma operação de empréstimo, a securitização de dívidas não acarreta juros e suas taxas de desconto são muito mais atraentes para investidores. Saiba tudo no post de hoje!

Como funciona a securitização de dívidas

A securitização de uma dívida é um processo que  garante ao credor o pagamento antecipado da mesma. Essa dívida é transformada em títulos, que são vendidos a investidores. São eles que, no momento da quitação, receberão o pagamento total dela. Isso porque, na securitização de dívidas, o credor recebe adiantado, mas o preço que paga por isso é não receber o valor em sua totalidade. Essa diferença fica para os investidores, que adquirem os títulos.

Mas por que a empresa faria isso? Vamos imaginar que um negócio tem diversas dívidas a receber de seus clientes e que precisa de capital para financiar projetos que contribuirão para a sua evolução. Para possibilitar e adiantar a realização desses projetos, sem precisar esperar até o recebimento do dinheiro, as empresas transformam essas dívidas em títulos de crédito que, então, são negociados com investidores, por meio de uma securitizadora. Vamos explicar melhor a seguir!

Qual é o papel da securitizadora 

Para que esse processo possa existir, há a figura da securitizadora, a instituição financeira responsável em transformar essas contas a receber em títulos negociáveis.

É ela quem realiza, de fato, a securitização de dívidas, ou seja, compra e, em seguida, vende aos investidores. O foco da securitizadora é sempre em empresas promissoras, com tendência ao crescimento e geração de lucros para que ela também possa se beneficiar dessas transações. Em resumo, a securitizadora funciona como intermediadora da operação entre o cedente, quem vende a dívida, e o investidor (quem compra a dívida).

Tipos de títulos de securitização de dívidas

Existem diversos tipos de títulos de securitização de dívidas, que muitos investidores já podem ter visto, mas não sabem que se trata de um título de securitização. Saiba mais sobre os mais comuns a seguir:

Certificado de recebíveis

Também conhecido como CRI, o Certificado de Recebíveis Imobiliários está relacionado a dívidas imobiliárias, como contratos de aluguéis ou prestações de imóveis, por exemplo. Na prática: uma construtora que vendeu apartamentos na planta, geralmente negociados a prazo, mas precisa desse valor para dar andamento às obras. Com a securitização de dívidas, ela pode receber o pagamento antecipado, mas com desconto, que será o lucro do investidor.

Já o Certificado de Recebíveis do Agronegócio, chamado de CRA, corresponde a securitização de dívidas de agentes rurais, como produtores ou cooperativas.

Certificado Debêntures

Para os investidores que querem aplicações de renda fixa com diversificação e maior rentabilidade, as debêntures são as mais indicadas. Elas são mais vantajosas, pois são compostas por títulos de securitização de diversas dívidas, e não apenas de uma. Dessa forma, no caso de inadimplência do pagamento de alguma das dívidas, o total do rendimento não é afetado, pois existem outras contas a serem pagas. Esse processo é conhecido como pulverização de recebíveis.

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios

Também conhecidos como FIDC, esses fundos são uma opção título de securitização para empresas que precisam adiantar o pagamento de suas contas a receber. Para os investidores, é interessante pela alta rentabilidade, classificação por agência de risco de crédito e possibilidade de negociação no mercado secundário.

Benefícios da securitização de dívidas

A princípio, pode parecer que não, mas mesmo perdendo uma parte do montante a receber, o cedente da dívida ganha diversos benefícios com a securitização.

Uma das principais vantagens da securitização de dívidas é a possibilidade de captar recursos para investir na empresa sem ter que recorrer ao financiamento bancário. Ou seja, é dinheiro mais fácil e com juros mais baixos do que por meio de outras formas de empréstimo.

Outro benefício que o cedente obtém com a securitização de dívidas é a certeza de que irá receber. Isso porque o risco de perda passa a ser dos investidores e não mais da empresa. Ou seja, caso o cliente deixe de pagar a dívida, é o investidor quem terá a perda e isso não afeta o fluxo de caixa do cedente.