Finanças pessoais

Como consultar o Portal das Finanças?

Como consultar o Portal das Finanças

Consultar o portal das finanças é super fácil, rápido e pode adiantar muito a sua vida se tiver alguma burocracia para resolver. Em um só lugar, você tem acesso a uma série de documentos, comprovantes e outras informações que pode precisar tanto no dia a dia, quanto em situações específicas, como na hora de pedir um crédito à habitação. 

O Portal das Finanças oferece mais de 700 serviços online, poupando tempo e dinheiro dos portugueses que precisam de tratar de diversos assuntos fiscais e que, graças ao site, podem fazê-lo no conforto da sua casa, agilizando processos que antes levavam muito mais tempo. O post de hoje vai te explicar como consultar o Portal das Finanças e também o que você irá encontrar lá. Continue lendo e confira!

O que é o Portal das Finanças

O Portal das Finanças é uma plataforma online, da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), onde os portugueses podem tratar de diversos assuntos fiscais, relacionados ao seu património e aos seus deveres em relação a impostos. Lá você pode checar informações sobre:

  • IRS
  • IUC
  • IMI
  • Património
  • Arrendamento
  • IVA
  • Iniciar ou modificar atividade
  • Reclamações ao Atendimento
  • Dados Cadastrais
  • Agenda Eletrónica

Esses são só alguns dos assuntos e serviços que você pode consultar no Portal das Finanças. Saiba como fazer isso logo a seguir!

Como se registar no Portal das Finanças

Para consultar o Portal das Finanças, é necessário realizar um registro. Para isso, vai precisar do seu NIF (Número de Identificação Fiscal) e da sua senha de acesso. Se ainda não possui essa senha, entre em www.portaldasfinancas.gov.pt, clique em “registar-se” e preencha o formulário de adesão.

Lá, você terá que informar os seus dados pessoais (número de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal). Depois que terminar de preencher o formulário de adesão, clique no botão “Registar”. Assim que o registo for concluído, você receberá automaticamente dois códigos por:

  • SMS, para a fiabilização do número de telemóvel;
  • E-mail, para fiabilização do endereço de correio eletrónico.

Para conseguir consultar o portal das Finanças, estes códigos devem ser confirmados no site em “Confirmação de e-mail e Telefone”, após a receção da senha das Finanças, que será enviada para o seu domicílio fiscal via CTT nos cinco dias úteis seguintes ao pedido. 

Como alterar minha senha no Portal das Finanças

Caso precise mudar sua senha para consultar o Portal das Finanças, basta escolher a opção “alterar senha” no próprio site e preencher o formulário indicado. A senha deve conter entre 8 e 16 caracteres, que podem ser números ou letras. Lembre-se que os caracteres nacionais como o “ç” ou o “õ” não são permitidos. A opção “Alterar Senha” serve ainda para recuperar senhas em fim de prazo. Isso é necessário porque a mesma senha é válida apenas por dois anos, por motivos de segurança.

Durante o preenchimento do formulário, não se esqueça de definir uma pergunta de segurança e responder à ela. Isso porque, caso você esqueça a senha, a resposta à pergunta de segurança permite recuperá-la. Caso não se lembre da sua senha, pode pedir a reemissão de uma senha nova através da opção “Recuperar Senha” para conseguir consultar o Portal das Finanças

Se o seu telemóvel estiver conectado, poderá escolher entre recuperar a sua senha por carta ou receber um código por SMS. Em ambas as modalidades de recuperação terá de responder à pergunta de segurança por si escolhida no momento do registo. Quando você seleciona “carta”, a sua senha é cancelada de imediato e uma nova senha é enviada ao seu endereço, no prazo médio de cinco dias úteis.

Se preferir receber um código por SMS, a sua senha para consultar o Portal das Finanças é recuperada imediatamente. Você terá de digitar o seu número de telemóvel fiabilizado no campo respetivo e clicar no botão “Recuperar Senha” e, para isso, recebe a dica dos três últimos algarismos do celular. Depois, receberá, por SMS, um código de confirmação de seis dígitos, que deverá colocar no campo respetivo dentro de cinco minutos. A partir desse momento, poderá escolher a nova senha para consultar o Portal das Finanças.