Finanças pessoais

Como economizar dinheiro: confira as dicas

Como economizar dinheiro: confira as dicas

Com a crise econômica e a alta dos preços, economizar dinheiro parece cada vez mais difícil, mas viemos te mostrar que o segredo está nas pequenas coisas do dia a dia e em um bom planejamento financeiro. Afinal, não é preciso começar juntando um grande montante de dinheiro, mas algumas simples diferenças podem afetar – e muito – o orçamento. Continue lendo!

Conheça e entenda seus ganhos e gastos

A primeira dica para você conseguir economizar dinheiro é conhecer a sua realidade financeira. Neste início de descoberta, é essencial responder algumas perguntas:

  • Quanto eu ganho?
  • Quais são minhas necessidades financeiras?
  • Quais os meus gastos mensais?
  • Tenho alguma divida?
  • Quais são os meus objetivos financeiros?

Esse já é um ótimo começo para entender onde estão os pontos problemáticos e assim estabelecer novas metas e estratégias para economizar dinheiro. Depois disso, você pode dividir as despesas em fixas e variáveis. 

Geralmente, suas despesas fixas são aquelas essenciais, como gastos com aluguel, academia, conta de internet, por exemplo, que você não pode excluir do seu plano financeiro e possuem um valor fixo. As despesas variáveis podem ser renegociadas, aumentando assim a sua capacidade de conseguir economizar dinheiro. Com tudo anotado, fica mais fácil enxergar de onde consegue poupar!

Cuidado com os pequenos gastos!

Ao contrário do que pode parecer, os pequenos gastos do dia a dia podem ser os grandes vilões da nossa vida financeira. Um gasto de R$5 aqui, outro de R$20 ali, e assim sucessivamente, podem fazer a diferença no fim do mês. Sabendo disso, o ideal é estabelecer um teto máximo para este tipo de consumo em cada mês, e nada de continuar passando o cartão depois que já tiver gastado o planejado! Aliás, o cartão de crédito é o nosso próximo tópico. Confira abaixo.

Utilize o cartão de crédito de forma inteligente

Quando o assunto é cartão de crédito, o importante é manter na cabeça que ele é apenas um meio de pagamento e não uma extensão da sua renda, por isso, o utilize de forma inteligente! Você não deve comprometer mais que 50% da sua renda com parcelas do cartão e muito cuidado com as taxas de juros.

Faça pesquisas de preço

A internet pode ser sua grande aliada nessas horas. Hoje em dia existem inúmeros sites e apps que comparam os valores de um mesmo produto em diversos canais de venda. Para adiantar o processo, nas compras do mês, faça uma lista do que tem que comprar e se atenha a ela, pesquise os preços antes e saiba onde garantir as melhores ofertas.

Recebeu? Adiante os pagamentos

Coloque todas as suas contas fixas para o dia seguinte do seu pagamento, além de evitar atrasos e juros, você consegue observar o que vai sobrar para as demais despesas e se planejar melhor para o restante do mês.

Compre à vista

Comprar à vista pode lhe ajudar a economizar no longo prazo. Além de ser mais econômico, comprar à vista é também um excelente exercício para gastar menos do que ganha, afinal você está gastando apenas o que tem.

Aproveite também para negociar, pois quem tem dinheiro para pagar à vista, tem mais poder durante a negociação. Diversas lojas oferecem condições facilitadas e promoções para quem paga à vista, desta forma você pode barganhar e quem sabe garantir um bom desconto no valor final dos serviços e produtos.

Crie metas pessoais

Criar metas pessoais é um bom incentivo para organizar suas finanças. Procure imaginar como você gostaria de estar daqui a seis meses ou um ano, viagens, cursos ou até mesmo compras que gostaria de fazer ou projetos nos quais gostaria de investir.

Contar com uma meta concreta de algo que se deseja conquistar é uma ótima maneira de se manter motivado a economizar no dia a dia. Assim, você consegue visualizar que o seu sacrifício vai trazer ótimos resultados lá na frente!

O dinheiro, se for utilizado da maneira correta, pode ser um poderoso instrumento capaz de melhorar bastante a sua qualidade de vida. Não tenha medo de começar, mesmo que de pouco em pouco, pode ter certeza que economizar dinheiro valerá a pena.