Dívidas

Consigo crédito mesmo com dívida no banco de Portugal?

Remissão de dívida: como funciona

Ter o nome no Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal pode trazer diversos prejuízos à sua vida financeira. Além de isso significar que você está em incumprimento com alguma instituição, ou seja com dívidas ativas, o nome sujo pode dificultar o seu acesso a créditos, incluindo empréstimos, compras e financiamentos, por exemplo. Por isso é essencial ficar atento e fazer uma gestão das suas finanças pessoais, assim é possível evitar que isso aconteça. Saiba o que pode acontecer quando você tem dívida no banco de Portugal e o que fazer para se livrar dela. É só continuar lendo!

O que acontece quando meu nome vai para lista negra do Banco de Portugal?

Muita gente não sabe, mas a Central de Responsabilidade de Crédito (CRC) contém informação de natureza positiva e negativa sobre a sua vida financeira, isto porque todas as responsabilidades de crédito acima de 50 euros, contraídas no sistema financeiro, são comunicadas ao Banco de Portugal pelas instituições, independentemente de se encontrarem em situação regular ou em incumprimento. 

Quando você vai pedir um empréstimo, uma das verificações feitas pelas instituições financeiras credoras é se o seu NIF está registado na lista negra do Banco de Portugal e, inclusivamente, se o seu cônjuge está nesta lista. Isso porque, se o seu nome estiver na lista, presume-se de que é um mau cumpridor das suas obrigações financeiras e essas instituições não querem ceder crédito a clientes que têm altas chances de não pagar suas dívidas.

Esta é, entre outras, uma causa para a rejeição do pedido de crédito e de empréstimos para pagar as suas dívidas. Agora vamos ver como é possível consultar se o seu nome está ou não na lista negra do Banco de Portugal.

Como posso consultar a lista de dívidas do Banco de Portugal?

Como já foi dito, todos os particulares e empresas com dívidas em Portugal têm o seu nome e os seus créditos registados na Central de Responsabilidades de Crédito. Com base nestes dados, é disponibilizada uma lista com todas as pessoas que possuem dívidas e seus valores. O Mapa de Responsabilidades de Crédito, que agrega todos os créditos contraídos, em situação regular, ou não, pode ser consultado de diferentes formas: 

  1. Online, selecionando Particulares / Central de Responsabilidades de Crédito;
  2. Fazendo um pedido por escrito ao Banco de Portugal;
  3. Dirigindo-se pessoalmente a um dos postos de atendimento da instituição.

Ao aceder a esta informação pode saber várias coisas sobre o caso em questão, como por exemplo: a natureza do crédito, os prazos, os montantes, as garantias que existem e, claro, se o mesmo está ou não em incumprimento. Descobriu que seu nome está na lista de dívidas do banco de Portugal? Fique atento aos próximos passos.

Desconfie de ofertas tentadoras

Nenhum banco dá crédito a clientes com o registo de incumprimento no Mapa de Responsabilidades de Crédito. Por isso, fique atento às ofertas de crédito supostamente fáceis que podem parecer tentadoras, a princípio. Estes empréstimos geralmente prometem ser rápidos, sem formalidades complexas, com discrição e para todas as pessoas, mesmo para quem já não consegue obter crédito no sistema financeiro.

No entanto, contratar este tipo de empréstimo pode fazer com que os devedores fiquem ainda com mais dívidas e percam o pouco patrimônio que possuem. O ideal a fazer se estiver com dificuldades em pagar as suas dívidas, é procurar ajuda junto das entidades criadas precisamente para apoiar pessoas endividadas.

Quais as alternativas para obter crédito?

Caso você tenha dívidas no Banco de Portugal e o seu nome conste na lista negra, se quiser um crédito para consumo novo, o acesso lhe será negado. Neste contexto, é válido lembrar os perigos de pedir empréstimo online e outras opções facilitadas. 

Se quiser crédito para a redução das suas prestações financeiras (crédito consolidado), também não irá conseguir. No entanto, existem soluções alternativas que não passam pelo crédito novo mas que permitem um sucesso equivalente.

Uma das opções à disposição dos devedores nome sujo na lista do Banco de Portugal é o recurso à rede de apoio ao consumidor endividado (RACE). A RACE integra entidades cuja missão é informar, aconselhar e acompanhar clientes bancários em risco de falharem o pagamento das suas dívidas ou que já tenham prestações em atraso. Este serviço é gratuito.

Nos casos em que o banco já iniciou um processo judicial para recuperar os valores em dívida, a alternativa é recorrer a entidades que ajudam os devedores a elaborarem um plano de pagamentos através de negociação, conciliação ou mediação com as instituições credoras. Destas formas você tem mais chances de recuperar a sua saúde financeira e sair da lista negra do Banco de Portugal sem se endividar ainda mais!